• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os problemas da transposição didática e a maiêutica socrática como método no ensino de filosofia do ensino médio

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - E - ARILDO CARVALHO DOS SANTOS.pdf (169.2Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Santos, Arildo Carvalho dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar e desenvolver procedimentos pedagógicos e metodológicos mais adequados ao ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Tem o objetivo de facilitar a assimilação da Filosofia e seus conteúdos disciplinares pelos educando, para torná-los mais acessíveis e compreensíveis. Este trabalho procura apresentar encaminhamentos metodológicos alternativos à conveniente transposição didática, típica e frequente em todas as disciplinas escolares, mas que diante da especificidade da Filosofia torna-se inaplicável ou menos atraente. A grande dificuldade que a maioria dos alunos do ensino médio tem em compreender o pensamento filosófico, bem como a ineficácia de práticas alheias à disciplina, justificam a discussão sobre formas próprias e mais eficazes de se ensinar Filosofia, por isso dá-se atenção especial ao método socrático, sua aplicabilidade e adequação. A pesquisa realizada busca no método de ensino socrático, uma base teórica com desdobramentos práticos que possam servir como ponto de partida para uma ação pedagógica concreta e encaminhamentos metodológicos aplicáveis a realidade diária vivvida em sala de aula.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56800
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail