Os problemas da transposição didática e a maiêutica socrática como método no ensino de filosofia do ensino médio
Abstract
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar e desenvolver procedimentos pedagógicos e metodológicos mais adequados ao ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Tem o objetivo de facilitar a assimilação da Filosofia e seus conteúdos disciplinares pelos educando, para torná-los mais acessíveis e compreensíveis. Este trabalho procura apresentar encaminhamentos metodológicos alternativos à conveniente transposição didática, típica e frequente em todas as disciplinas escolares, mas que diante da especificidade da Filosofia torna-se inaplicável ou menos atraente. A grande dificuldade que a maioria dos alunos do ensino médio tem em compreender o pensamento filosófico, bem como a ineficácia de práticas alheias à disciplina, justificam a discussão sobre formas próprias e mais eficazes de se ensinar Filosofia, por isso dá-se atenção especial ao método socrático, sua aplicabilidade e adequação. A pesquisa realizada busca no método de ensino socrático, uma base teórica com desdobramentos práticos que possam servir como ponto de partida para uma ação pedagógica concreta e encaminhamentos metodológicos aplicáveis a realidade diária vivvida em sala de aula.