• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O mito de Hércules e Medusa : uma ótica sobre a estética, a cultura do estupro e o feminicídio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ADRIANO LUIZ DOS SANTOS.pdf (554.9Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Santos, Adriano Luiz dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho se pautou na discussão sobre o feminicídio e a violência contra o gênero feminino. Esse foi, em suma, o escopo do trabalho. Inicialmente, se buscou caracterizar o ensino de filosofia e a sua presença dentro do currículo do Ensino Médio, tanto na sua formulação quanto em qual é o papel que a mesma produz na sociedade. Em dado momento se falou do professor e sua constituição enquanto professor de filosofia para só então tratar da questão do feminicídio e da violência contra o gênero feminino. Fomentado pelas questões estéticas e a proximidade dessas temáticas com os mitos de Hércules e Medusa. Por fim, se falou das questões didáticas envolvendo o debate em sala de aula e sua importância para o ato do filosofar. A necessidade de tratar os temas propostos se dá em virtude das alarmantes situações que envolvem o gênero feminino, em relação à violência de gênero. O trabalho em si, não foi elaborado para dar uma resposta à causa e nem para sugerir mudanças comportamentais, embora o fosse, em sua pretensão intrínseca. O presente trabalho foi elaborado, tão somente, para demonstrar que os mitos gregos em suas especificidades podem ser trabalhados com situações hipotéticas do comportamento humano atual e comparar a atitude dos primeiros filósofos ao interpretarem os mitos racionalizando-os para que no final, a mudança de comportamento possa acontecer.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56792
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV