O uso integrado das mídias na educação infantil no município de Porto União
Resumo
Resumo : O presente artigo pretende analisar os desdobramentos do uso das mídias como práticas pedagógicas na educação infantil, enfocando-se a experiência do Município de Porto União. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, utilizando-se de questionário direcionado para educadores com o fim de averiguar quais mídias são mais utilizadas e quais promovem resultados mais efetivos. Objetivou-se elencar os aspectos conceituais da educação infantil; analisar as diversas tecnologias de comunicação e informação disponíveis para utilização do docente; verificar as percepções dos alunos do conteúdo da disciplina a partir do uso dessas mídias; argumentar sobre os possíveis avanços que as mídias podem proporcionar para a educação infantil. Verifica-se que as mídias fazem parte do cotidiano dos alunos no ambiente extraescolar e, da mesma, forma também no ambiente escolar. O uso dessas mídias é muito relevante para o processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação infantil. A contribuição das mídias geralmente é no sentido de despertar o interesse das crianças e também facilitar a assimilação de conteúdos. Argumenta-se, portanto, que nas práticas pedagógicas os educadores utilizem-se das mídias integradas de maneira acessória a sua metodologia de ensino, não se concentrando apenas nelas para que o aprendizado ocorra de forma mais efetiva.