Ambiente virtual de aprendizagem : a contribuição do Edmodo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do curso de Formação de Docentes
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Mathias, Samara Cosme de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este artigo é resultado do trabalhado desenvolvido pela autora com a rede social Edmodo e os estudantes da última série do curso de Formação de Docentes de um Colégio Estadual da Região Metropolitana de Curitiba. Foi realizada pesquisa de caráter qualitativo e estudo de caso com o objetivo de demonstrar e vivenciar com os/as estudantes o uso de TIC’s no processo de ensino e aprendizagem, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). No sentido de compreender as contribuições das mídias, principalmente a internet e áudio visual, e as redes sociais na produção do conhecimento. Essa proposta partiu da seguinte problemática: Como utilizar a tecnologia de forma didática e pedagógica para estimular a reflexão e produção de conhecimento? Para tanto, os instrumentos utilizados foram questionários aplicados aos estudantes a partir do uso do Edmodo. Os resultados apontam que o Edmodo contribuiu significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, visto que propicia um ambiente de interação na medida em que disponibiliza a veiculação de mídias, interação dos sujeitos quando da necessidade de saneamento de dúvidas e de revisão dos materiais disponibilizados a qualquer momento e em qualquer lugar que acesse a internet.