O trabalho com vodcasts e mídias impressas integradas a leitura de história
Resumo
Resumo : Este artigo trata sobre o trabalho com vodcasts e mídias impressas integradas a leitura de histórias infantis, visando o desenvolvimento da habilidade de concentração, de crianças de 3 a 4 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba. A pesquisa subsidiou-se principalmente nos pressupostos apresentados por Abramovich, que defende a literatura infantil a favor da Educação em sala, desde que se mantenha o prazer e o lúdico. Utilizou–se para a coleta de dados a observação participante, método escolhido por poder ser realizado junto à prática docente da pesquisadora. A pesquisa foi considerada bem sucedida, o objetivo foi alcançado bem como a percepção de outros benefícios, como o desenvolvimento da oralidade, interpretação, autonomia, atenção, autoestima, desenvoltura, cognição, expressão, grafia do desenho e melhora no comportamento das crianças nos momentos de realização de atividades. O vodcast e as mídias impressas aparecem como pontencializador da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e habilidades.