A inclusão de mídias tecnológicas na Educação Infantil : uma necessidade contemporânea
Resumo
Resumo : Este artigo objetiva apresentar um breve relato de experiência acerca da utilização da internet, como mídia digital, tendo como ferramenta aplicativos baixados, por meio do tablet, combinando, ainda, com a mídia impressa livro, adequada à faixa etária dos
alunos, na construção do conhecimento e aprendizagem na Educação Infantil. Assim, este estudo abarca algumas reflexões acerca do uso de aplicativos, obtidos via internet, e sobre a mídia impressa, usados na prática pedagógica com a finalidade de ensinar alguns conceitos e noções de cores e formas geométricas, tendo como instrumento pedagógico o tablet, bem como a integração dessas mídias na prática cotidiana no ambiente escolar. Para tanto, foram utilizados, obtidos via internet, jogo e vídeo por meio dos aplicativos App para Maternal e o livro didático, O livro de Ana, as formas e as cores, de Junie Torres, no intuito de ensinar algumas cores e formas geométricas para crianças do Maternal II, do CMEI Santa Cândida, na cidade de Curitiba. Este estudo constatou que o uso das mídias tecnológicas pode auxiliar as crianças de forma significativa no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, à autonomia e à criatividade, contribuindo também para a formação de valores sociais. Ainda, as crianças demonstraram trazer para a escola um conhecimento tecnológico prévio, o qual precisa ser valorizado e direcionado para o fazer pedagógico para que possam expandir suas potencialidades.