Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Rosemir Roker da Silvapt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Lauro Brito de, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2018-07-18T18:50:53Z
dc.date.available2018-07-18T18:50:53Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56608
dc.descriptionOrientador: Lauro Brito de Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho desenvolve-se a partir da verificação das necessidades de externar a importância da conduta ética, nos processos de administração das empresas, avaliar as vantagens para as organizações em manter uma postura ética e disseminando entre os colaboradores, gestores e parceiros de negócio o processo de ética e a implantação do código de ética e ingressar na cultura empresarial essa postura. Num mercado globalizado onde a competição por fatias maiores de mercado e a incessante busca de resultados positivos, para a organização e acionistas, muitas vezes a questão ética não é observada. Com este trabalho o que pretendemos mostrar através da metodologia de pesquisa, como se agir com postura ética e aproveitar desta conduta e aumentar as vantagens competitivas para a organização. Há diversos fatores que desestimulam, principalmente pequenas e médias empresas, a implantação de um código de ética ou mesmo uma conduta ética, como: restrições financeiras, limitação do mercado de atuação, fatores culturais enraizados na administração, entre outros. Com este trabalho· mostramos as vantagens e as várias maneiras de se tirar proveito do processo de implantação da ética. Baseado nessas premissas, traduzimos alguns conceitos e fizemos um paralelo dos fundamentos éticos já implantados e adotados em grandes empresas e podemos observar que há diversos pontos que podem ser transportados á pequenas e médias empresas e inserí-los neste contexto de éticapt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEtica comercialpt_BR
dc.titleImplantação do código de ética ou conduta ética nas empresaspt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record