• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUCIANE JATOBA PALMIERI.pdf (18.95Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Palmieri, Luciane Jatobá
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente estudo aborda a relação da Educação Não Formal e o Ensino de Química no Centro de Ciências de Araraquara, localizado no Estado de São Paulo, através da análise do processo de ensino e divulgação da Gincana Tecnológica e Investigativa de Química - GTIQ. A caracterização das especificidades da comunicação e divulgação de conhecimentos químicos em museus de ciências, a sistematização de conceitos químicos e museográficos através da descrição da praxeologia da GTIQ e a avaliação do seu potencial educativo fizeram parte dos objetivos específicos. Tratase de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em que os dados foram constituídos através de entrevista semiestruturada com o Ex-Supervisor do Museu e o idealizador da GTIQ, observação e registro das exposições e análise documental. Os dados indicam: i) uma Organização do conhecimento químico a ser divulgado de acordo com os saberes do campo da Química presentes no currículo disciplinar (ligações químicas, oxirredução, substâncias inorgânicas, classificação periódica, substâncias orgânicas e modelos atômicos) e os aspectos da pedagogia museal (espaço físico utilizado, tempo, exposições e linguagem); ii) uma Organização Didática/Museográfica com um caráter expressivo do construtivismo; e iii) uma Praxeologia Intencionada definida no nível pontual, indicando a necessidade de reestruturações. Os resultados revelaram os elementos constituintes do processo de ensino e divulgação de conhecimentos químicos em museus de ciências, contribuindo para o desenvolvimento de novos processos de produção e compreensão de exposições que abarcam esse campo científico. Palavras-chave: Didática Museal. Educação Não Formal. Química.
     
    Abstract: The present study deals with the relationship between non-formal education and chemistry education at the Araraquara Science Center, located in the State of São Paulo, through the analysis of the teaching and dissemination of the Technological and Investigative Chemistry Gymnastics - GTIQ. The characterization of the specificities of communication and dissemination of chemical knowledge in science museums, the systematization of chemical and museographic concepts through the description of the praxeology of the GTIQ and the evaluation of its educational potential were part of the specific objectives. It is a qualitative research, a case study, in which the data were constituted through a semi-structured interview with the Ex-Supervisor of the Museum and the founder of the GTIQ, observation and registration of exhibitions and documentary analysis. The data indicate: i) an Organization of chemical knowledge to be disseminated according to the knowledge of the field of Chemistry present in the disciplinary curriculum (chemical bonds, oxidation, inorganic substances, periodic classification, organic substances and atomic models) and aspects of pedagogy museum (physical space used, time, exhibitions and language); ii) a Didactic/Museographic Organization with an expressive character of constructivism; and iii) an Intentional Praxeology defined at particular levels, indicating the need for restructuring. The results revealed the constituent elements of teaching and dissemination of chemical knowledge in science museums, contributing to the development of new processes of production and understanding of exhibitions that cover this scientific field. Keywords: Chemistry. Museum Didactics. Non-Formal Education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56031
    Collections
    • Dissertações [232]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV