Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGraziola Junior, Paulo Gasparpt_BR
dc.contributor.authorMalaquias, Dana Chimenespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Bacharel em Informática e Cidadaniapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T20:44:06Z
dc.date.available2018-04-04T20:44:06Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/54917
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadaniapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractConsiderando a fragilidade e a falta de apoio que a prefeitura de Matinhos tem com os jovens do Munícipio no sentido de apoio educacional, deixando totalmente escasso a criação de projetos que viessem prender sua atenção quando estivessem fora de seus ambientes escolares, esse projeto de Inclusão Digital teve por finalidade amenizar esse percentual inicialmente no bairro da Praia Grande. A princípio pela falta de apoio com equipamentos e ambiente adequado o projeto seguiu como um experimento. O trabalho pretende propor e analisar uma metodologia de projetos de formação de Inclusão digital com crianças e jovens de um Projeto Social no município de Matinhos. Pretendeu-se também; conhecer e contextualizar o Projeto Social; realizar um levantamento bibliográfico acerca da Inclusão Digital com jovens; pesquisar metodologias de aprendizagem inovadoras; propor uma metodologia para a formação de Inclusão Digital com crianças e jovens e analisar a proposta metodológica aplicada. O percurso metodológico compreendeu uma experiência/vivência na comunidade. Realizamos entrevistas iniciais para ter conhecimento do grau de dificuldade desses estudantes com relação ao tema proposto e por fim as crianças e jovens optaram por criar um folder informativo com um tema especifico escolhido em conjunto: Companha contra a dengue a ser implantado no Bairro. Como principais resultados percebeu-se a importância da inclusão digital aos jovens que convivem com a falta de recursos financeiros para conseguir bons cursos. Observei nesta primeira etapa que no horário proposto para o estudo todos estavam devidamente no horário combinado, pode-se observar também que durante esse período os jovens deixaram de estar circulando pelas ruas do bairro sem algo o que fazer. E ainda, por fim, ficou visível a vontade e abertura que esses estudantes têm em relação à novas vivências educacionaispt_BR
dc.format.extent59 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSites da Web - Construçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectMonografias - Informática e cidadaniapt_BR
dc.titleInclusão digital para crianças e jovens do município de Matinhospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples