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    A rotatividade de professores e a implicabilidade no trabalho colaborativo

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    R - E - THAIS SIMEONI PIREZ BENTO.pdf (526.7Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Bento, Thais Simeoni Pirez
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo de conclusão de curso tem como tema "A Rotatividade do professor e a implicação na formação continuada e no trabalho colaborativo". Sua problemática surgiu sobre a dificuldade do coordenador pedagógico em consolidar durante o ano letivo suas orientações, quanto o trabalho pedagógico, o processo de aprendizagem, o vínculo afetivo entre professor-aluno, a troca de experiências e materiais entre professores. O objetivo principal pretende identificar como a Rotatividade de Professores prejudica o andamento da formação continuada, o trabalho colaborativo e a qualidade no ensino-aprendizagem dos alunos destes profissionais, os objetivos específicos serão apresentar a importância da formação continuada, a qual é a principal função do coordenador pedagógico, bem como o desenvolvimento e as contribuições do trabalho colaborativo, exibir como a rotatividade implica na prática docente por meio de leituras de autores que como: Vygotsky (1989), Araújo (2004), Daniels (2004), entre outros que defendem o trabalho coletivo, o trabalho em grupo e a troca de experiências entre os indivíduos, bem como autores como Duarte (2009), Biase (2009), Ferreira (2007), que nos apresentam os problemas, causas e consequências da Rotatividade nos ambientes escolares. E refletir as leituras realizadas, sobre a formação continuada e as implicações sobre a rotatividade, com o intuito de oferecer estratégias, que possam amenizar um pouco essa problemática tão presente nas instituições escolares. Por meio de uma metodologia com base em análise de literaturas produzidas nessa área, o presente trabalho destaca a Formação Continuada Coletiva como um instrumento, que pode contribuir para amenizar os danos causados pela rotatividade na ruptura do trabalho de um professor para o outro.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54838
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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