• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Formação de professores reflexivos e pesquisadores

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ROSANA ONESKO DE PAULA KAVALKEVISKI.pdf (602.8Kb)
    Date
    2016
    Author
    Kavalkeviski, Rosana Onesko de Paula
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Pratica de ensino
    Professores - Educação permanente
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Diante da necessidade da formação de professores reflexivos e pesquisadores da própria prática, este trabalho surge a fim de pesquisar de que maneira os professores realizam esta reflexão e como isto modifica a sua prática pedagógica. O professor reflexivo e pesquisador é aquele que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica. A partir desta reflexão, consegue estabelecer alternativas para agir de forma a aprimorar a sua prática docente. Como objetivos desta pesquisa destacamos: a) evidenciar a relevância da formação de professores reflexivos e pesquisadores; b) perceber se a reflexão está presente na atuação dos professores; c) identificar se os professores buscam uma formação contínua e constante por meio de pesquisas com base em sua prática. Para que fosse possível atingir os objetivos citados, realizou-se uma abordagem qualitativa sobre questões aplicadas em forma de questionários à professores da rede de ensino do município de Ponta Grossa. Após a categorização dos dados e as análises dos dados obtidos, conclui-se que os professores estão buscando, cada vez mais, realizar a reflexão de sua prática e que através de pesquisas diversificadas, mesmo que rotineiras por meio da internet e livros didáticos, procuram modificar e melhorar a sua prática sempre que necessário. Foi possível observar que todos os professores pesquisados conhecem a relevância de refletir a sua prática, pensando no desenvolvimento do aluno e num processo de ensino aprendizagem mais eficaz. Destacamos também a importância de que este processo de reflexão e pesquisa sejam contínuos e não apenas nos anos iniciais da carreira docente. Independentemente da experiência do professor, sua pesquisa e reflexão não podem parar, só assim o ensino estará em constante desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade da educação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54785
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV