As relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem
Resumo
Resumo : Investigar as relações interpessoais no ambiente escolar e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem é o objetivo principal desta pesquisa, que é bibliográfica e qualitativa, trazendo conceitos e opiniões de teóricos e estudiosos. A abordagem foi realizada em uma Escola Pública Estadual do Município de Guarapuava, PR, por meio de um questionário investigativo realizado com 33 alunos da 3ª série do Ensino Médio e entrevista com: a diretora, uma pedagoga, um professor da área de exatas, uma professora da área de humanas, ambos professores das turmas mencionadas, uma agente educacional I e uma agente educacional II. Os dados dos questionários são apresentados em gráficos e as opiniões fundamentadas, assim como a transcrição das entrevistas. Os resultados demonstram que as relações interpessoais no ambiente educacional têm grande relevância e podem interferir no processo de ensino aprendizagem, tanto de modo negativo, quanto positivo. A causa é apontada por diversos fatores, tais como emocional, comportamental, ético, social, entre outros, o que evidencia a necessidade de estudo e de um olhar mais apurado a todos os envolvidos nesse contexto.
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- Coordenação Pedagógica [455]