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    A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica

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    R - E - LEANDRO MACHADO CAMPOS.pdf (525.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Campos, Leandro Machado
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A leitura é uma ferramenta fundamental de perpetuação da transmissão dos conhecimentos e reflexões feitos por outros homens ao longo dos séculos, e deve ser uma ferramenta constante utilizada pelos professores, como forma de atualizarem ou reverem suas práticas pedagógicas. Há vários tipos de leitura, conforme as apresentadas neste trabalho: elementar, averiguativa, analítica, sintópica (ou comparativa), sendo esta última considerada o nível mais avançado de amadurecimento com relação a leitura. Sendo assim, este trabalho buscou mostrar a relevância da leitura sintópica na vida dos educadores, sendo o trabalho dividido em vários momentos. O primeiro busca identificar os níveis de leitura existentes, logo após, elenca-se a importância da leitura comparativa para a criação de tendências pedagógicas, como a criação da tendência histórico-critica, feita pelo autor Saviani. Em seguida, buscou-se a leitura sintópica nas discussões com relação aos melhores métodos de alfabetização. Na sequência, as comparações e correlações que podem ser feitas através da leitura de clássicos da literatura mundial como fator de reconhecimento da natureza humana. Ao final realizou-se uma pesquisa, averiguando-se que em meio aos professores do município de Paranavaí existem aqueles que realizam leitura sintópica, porém eles são minorias, o que nos leva a concluir que se esse tipo de leitura fosse realizada com maior frequência e adesão, com certeza, obteríamos outros resultados. A intenção do trabalho não foi elencar culpados pela ausência da leitura sintopica, nem rotular os professores, mas verificar que há uma deficiência na leitura, que pode ser oriunda até mesmo da formação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54615
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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