A organização do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos e o processo de alfabetização frente às Diretrizes Curriculares Municipais e o Caderno Pedagógico de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação : relação teoria e prática na escola pública de Curitiba
Resumo
Resumo : O presente trabalho procurou investigar o processo de aquisição da linguagem escrita na Rede Municipal de Ensino de Curitiba para o Ensino Fundamental de Nove Anos e a sua adequação para o atendimento de alunos oriundos das classes populares. Realizamos a pesquisa em duas frentes: na primeira buscamos analisar as propostas da Secretaria Municipal de Educação através dos documentos: Diretrizes Curriculares Municipais para o Ensino Fundamental e Caderno Pedagógico de Alfabetização. Na segunda dimensão procuramos, através de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da educação atuantes na rede de ensino, verificar em que medida conhece a proposta e como a aplicam nas escolas em que atuam. Pesquisamos professores que trabalham com turmas de primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental e pedagogos de dezessete escolas de Curitiba que pertencem a nove núcleos regionais de ensino. Tivemos desta forma uma amostra significativa das diferentes escolas municipais que compõem a cidade de Curitiba. A pesquisa revelou que os documentos oficiais sugerem uma proposta progressista de aquisição da linguagem escrita onde o alfabetizar ( garantir o domínio do sistema gráfico) e o letrar ( saber fazer uso efetivo do ler e do escrever em suas diferentes funções sociais) são sugeridos de serem trabalhados de forma articulada. No entanto a investigação junto aos profissionais revelou que nem todos dominam os pressupostos teórico-práticos do processo de aquisição da linguagem escrita o que pode contribuir apenas parcialmente para um ensino e aprendizado adequado aos alunos das classes populares.