dc.contributor.advisor | Silva, Maysa Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silvestre, Denise Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T17:26:15Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T17:26:15Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54461 | |
dc.description | Orientadora : Maysa Ferreira da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O artigo aborda o tema: Aprendizagem escolar se dá com a parceria entre família e escola. Apoiado na metodologia de pesquisa bibliográfica se desenvolverá na análise de textos que discutem a ideia de que a aprendizagem da criança acontece diariamente. A escola contribui com esta aprendizagem e formação de conceitos que já vem sendo construídos desde o nascimento. A família com sua continuidade e colaboração com a escola poderá sempre desenvolver mais a aprendizagem e conceitos de cidadania do indivíduo. Percebeu-se que a aprendizagem pode acontecer quando há uma combinação entre disciplina e orientação, com firmeza e conhecimento, de como acompanhar o educando. A escola tentará levar o educando, na faixa entre cinco e dez anos, a um desenvolvimento maior de cidadania se tiver propostas e planejamentos onde busque levar conceitos que façam sentido e despertem o prazer para o indivíduo. O mesmo, a família deve reforçar e apoiar nos objetivos propostos pela escola, em participação em conselhos escolares que tem como função discutir as questões educativas e seus desdobramentos na prática político-pedagógica da escola de forma deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora e ter momentos de acompanhamento no dia a dia escolar, para que se consiga um desenvolvimento na aprendizagem de conceitos seculares bem como de conceitos sociais, de convivência. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
dc.title | A família e o desenvolvimento na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |