MAQUETE DE RELEVO COM ISOPOR: ESTUDANDO A ÁREA PRÓXIMA AO COLÉGIO
Data
2018-03-06Autor
Matos, Ronaldo Martins de
Ishikiriyama, Francisléa
Frick, Elaine de Cacia de Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho com a realidade próximo ao aluno é algo que não é feito pela maioria dos docentes e/ou é deixado de lado durante a aplicação dos conteúdos cotidianos pautados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Estaduais, aí está um importante elemento da formação do aluno, para que ele possa ter uma alfabetização geográfica (PEREIRA, 1996). Desta forma é necessário que o estudante reconheça que o local em que ele vive é influenciado pelo todo, assim é importante que a abordagem seja também trabalhada no espaço próximo a ele, passando a analisar o bairro, além do Brasil e do mundo. Com esse intuito buscou-se na literatura trabalhos que se propunham a trabalhar de forma prática e com a escala do “lugar”. Encontrou-se o artigo “Oficina de maquete de relevo: um recurso didático”, elaborado por Romário Rosa de Souza, estudante de Geografia da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Com base nesse artigo reproduziu-se algo semelhante, mas utilizando o entorno do Colégio Hasdrubal Bellegard localizado no Bairro Sítio Cercado em Curitiba como local de análise.
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