dc.contributor.author | Matos, Ronaldo Martins de | |
dc.contributor.author | Ishikiriyama, Francisléa | |
dc.contributor.author | Frick, Elaine de Cacia de Lima | |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T21:02:33Z | |
dc.date.available | 2018-03-06T21:02:33Z | |
dc.date.issued | 2018-03-06 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/54253 | |
dc.description.abstract | O trabalho com a realidade próximo ao aluno é algo que não é feito pela maioria dos docentes e/ou é deixado de lado durante a aplicação dos conteúdos cotidianos pautados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Estaduais, aí está um importante elemento da formação do aluno, para que ele possa ter uma alfabetização geográfica (PEREIRA, 1996). Desta forma é necessário que o estudante reconheça que o local em que ele vive é influenciado pelo todo, assim é importante que a abordagem seja também trabalhada no espaço próximo a ele, passando a analisar o bairro, além do Brasil e do mundo. Com esse intuito buscou-se na literatura trabalhos que se propunham a trabalhar de forma prática e com a escala do “lugar”. Encontrou-se o artigo “Oficina de maquete de relevo: um recurso didático”, elaborado por Romário Rosa de Souza, estudante de Geografia da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Com base nesse artigo reproduziu-se algo semelhante, mas utilizando o entorno do Colégio Hasdrubal Bellegard localizado no Bairro Sítio Cercado em Curitiba como local de análise. | pt_BR |
dc.format.medium | 17páginas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Geografia; Encaminhamento metodológico diferenciado; Base cartográfica | pt_BR |
dc.title | MAQUETE DE RELEVO COM ISOPOR: ESTUDANDO A ÁREA PRÓXIMA AO COLÉGIO | pt_BR |
dc.type | Text | pt_BR |
dc.contributor.event | Trabalho do PIBID Geografia | pt_BR |