• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A interação homem-lixo-natureza : percepção, problemática e prognóstico

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - JULIANA POSSAS CAMARA.pdf (1.106Mb)
    Date
    2016
    Author
    Câmara, Juliana Possas
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Lixo - Coleta Seletiva
    Reciclagem - Aspectos sociais
    Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: No Brasil o volume de lixo gerado por ano vem aumentando em termos absolutos e per capita. O aumento do lixo já supera o do crescimento populacional urbano. O ritual de colocar o lixo para fora de casa produz uma sensação irreal: a de que a nossa relação com aqueles resíduos termina ali, distante da intimidade dos nossos lares. Como na maior parte do Brasil existe coleta de resíduos, o seu desaparecimento parece ser objeto de um passe de mágica: você o coloca para fora de casa e alguém o leva embora. A problemática do lixo antecede as suas consequências objetivas: o entendimento sobre o que é lixo parte de uma percepção subjetiva. Desta forma o presente trabalho tem como principal objetivo diagnosticar a percepção ambiental em relação à problemática do 'lixo' de parte dos alunos entre o 6º e 9º ano da Escola Estadual Sertãozinho, localizada no município de Matinhos, Litoral do Paraná. Para a realização do estudo foram aplicados questionários semiestruturados para abordar a interação do aluno com o resíduo que produz. A pesquisa constatou que a poluição foi o conceito mais recorrente apresentado pelos alunos, seguido por reciclagem, comida, sujeira e papel. A percepção dos entrevistados indica que o homem está separado do meio ambiente: a gente explora e exauri aquilo que não é nosso, algo que é separado da gente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53897
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [248]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV