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dc.contributor.advisorBarnabé, Paulo M. M., 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Projeto e Paisagem Urbanapt_BR
dc.creatorKoti, Kátia Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-07T13:16:27Z
dc.date.available2024-02-07T13:16:27Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53501
dc.descriptionOrientador : Paulo Barnabépt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Projeto e Paisagem Urbanapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o andar a pé na cidade amparado na temática dos caminhos utilizados pelos colonizadores que participaram da história de Curitiba propondo alternativas para valorização deste sistema de circulação. Em tempos onde o uso irrestrito de veículos automotores este artigo busca direcionar o olhar a mais antiga de todas as formas de deslocamento – o caminhar – que, de tão repetido e natural, acaba sendo esquecido pelas políticas públicas. Além do deslocamento em si, o caminhar envolve um universo de relações – comerciais, culturais, sociais e afetivas – que integram a vida pública e utilizam a rua como cenário. A partir da análise dos principais caminhos que formaram a capital, buscou-se relacionar a história e a paisagem urbana existente, identificando trajetos que, trazidos a uma interpretação contemporânea pudessem constituir a base para a realização de um ensaio de projeto. O caminho histórico selecionado – a Estrada do Mato Grosso – cujo traçado coincide com as Ruas Comendador Araújo, Benjamin Lins, Avenida Batel e Eduardo Sprada, interligava Curitiba ao Oeste do estado e seu casario histórico, que remonta ao ciclo econômico da erva-mate possui papel significativo na paisagem urbana. O ensaio de projeto busca solucionar algumas questões apontadas pelo levantamento realizado na disciplina de Análise do Espaço Urbano e propõe uma organização dos elementos que compõe a circulação de pedestres e a valorização do espaço público.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This article aims to discuss the walking in the city supported the theme of the roads used by settlers who participated in the history of Curitiba proposing alternatives for recovery of the circulation system. In times where the unrestricted use of motor vehicles this article seeks to guide the eye the most ancient of all forms of travel - walking - that is so natural and repeated, ends up being forgotten by public policies. Besides the shift itself, the walk involves a universe of relations - trade, cultural, social and emotional - that make up the public life and use the street as a backdrop. From the analysis of the main roads that formed the capital, sought to relate the history and existing urban landscape, identifying paths that brought to a contemporary interpretation could be the basis for conducting a project. The path selected history - the Road of Mato Grosso - whose route coincides with the Streets Commander Ali, Benjamin Lins, Eduardo Sprada and Batel Avenue, Curitiba crisscrossed the west of the state and its historic houses, dating back to the cycle of yerba mate has significant role in the urban landscape. The test project seeks to address some issues raised by the survey conducted in the discipline of analysis of urban space and proposes an organization of the elements that make up the movement of pedestrians and enhancement of public space.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectPedestres - Circulaçãopt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectCentros históricospt_BR
dc.titleAndar a pé pelos caminhos que formaram Curitibapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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