dc.contributor.advisor | Tiecher, Adilson Luiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Queiroz, Mara Angela Cabrino de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T11:19:18Z | |
dc.date.available | 2022-05-23T11:19:18Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53346 | |
dc.description | Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo procurou investigar e apresentar de forma sucinta como ocorre o funcionamento da educação infantil e ensino fundamental em tempo integral, na Escola Maria Fumiko Tominaga na cidade de Cascavel/Pr. Evidenciando os aspectos positivos e apresentando os negativos, procurando trazer elementos que podem servir de inspiração aos educadores, como também aos acadêmicos que atuam na área da educação. Como encaminhamento metodológico, foi realizada uma pesquisa por meio de estudo de campo, quantitativo-descritivo, com professores que atuam nas séries iniciais, cujos alunos frequentam período integral. Ao término desta pesquisa, contata-se que a experiência de Educação em Tempo Integral tem trazido contribuições interessantes em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A experiência da educação em tempo integral na educação infantil e no ensino fundamental : anos iniciais na Escola Municipal Maria Fumiko Tominaga de Cascavel/PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |