• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Gestão escolar e liderança

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JUSSARA MARIA DE SOUZA MAZIERO.pdf (299.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Maziero, Jussara Maria de Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo propõe uma abordagem sobre a temática da Gestão Escolar e Liderança. Objetivou-se identificar os conceitos do administrador escolar e de gestão escolar, bem como compreender as relações entre gestão escolar e liderança, identificando os tipos de liderança mais comuns entre os gestores escolares, e suas características mais significativas para ao final apontar as características da gestão escolar na atualidade. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica a investigação dos conceitos de administração escolar e gestão escolar demonstrou a possibilidade de um avanço educacional responsabilizando toda a comunidade escolar e as politicas públicas pelos resultados alcançados em relação à aprendizagem do educando. Nestas definições passou a ser integrado ao gestor escolar o conceito de liderança e como consequência da maneira como nossas escolas são lideradas, tomando como parâmetros a distribuição de poder e tomada de decisões, analisada nos três estilos de liderança: Autocrático, Democrático, Laissez – Faire. Recentemente, originou-se a teoria situacional, que instiga as pessoas a tomar iniciativas para resolver as situações com influência maior da situação do que a personalidade do líder. A referência teórica que subsidia o estudo é em Lück (2010) e Gonçalves, (2001), Paro (1996), Medeiros (2008) entre outros. Concluindo, a importância de uma participação ativa e continua é que dá condições para que a gestão democrática aconteça na escola, constituída por todos os segmentos da comunidade escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53322
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV