As relações interpessoais na escola : o papel do coordenador pedagógico
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Farina, Juliana Santos de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O artigo contempla-se alguns dos resultados obtidos sobre as relações interpessoais no interior da escola, a partir de uma investigação realizada no Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, Parque Morumbi, em Foz do Iguaçu, Paraná. Objetiva-se com este estudo e pesquisa de campo identificar e compreender algumas das prováveis causas de conflitos presentes nas relações interpessoais no interior da escola, resgatando hábitos e costumes da boa convivência. A pesquisa envolveu educandos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e dez professores da referida unidade educacional. Aplicou-se um questionário contemplando questões específicas aos educandos, oportunizando momentos de diálogos e interação com a pesquisadora. Elucida-se nas reflexões aqui feitas, o papel do coordenador pedagógico na mediação das situações pedagógicas e de conflitos presentes nas relações do dia a dia da escola. Pretende-se contribuir com alguns parâmetros para refletir e influenciar nas ações que promovem viabilizar um olhar de superação e melhoria das relações interpessoais. Também aponta-se desejos e anseios dos educandos, juntamente com o compromisso de mudança, principalmente da valorização e respeito ao outro, dentro do espaço escolar.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]