dc.contributor.author | Almeida, Joceli Carla de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T16:26:24Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T16:26:24Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53309 | |
dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O direito à educação é um direito de todos, no entanto nos deparamos com
uma sociedade da qual fazem parte diversos jovens e adultos não
alfabetizados ou que não concluíram nem mesmo as séries iniciais do ensino
fundamental. Ainda sim, muitos destes jovens e adultos retornam as escolas
buscando uma realização pessoal ou profissional, por meio dos conhecimentos
que o estudo possa lhe proporcionar. Mas, estes alunos da educação de jovens
e adultos, em grande quantidade, novamente se evadem da escola. Acreditase
que esta evasão se dê por diversos fatores sociais, econômicos, políticos,
culturais e pedagógicos. Desta forma, o presente estudo objetiva identificar as
possíveis causas da evasão, e estratégias para garantir a permanência do
aluno da Educação de Jovens e Adultos na escola, a partir de um referencial
teórico e de análise de dados de uma prática. E parte dos seguintes
questionamentos: quais são as principais causas da evasão na EJA? E quais
as possíveis ações e estratégias que possam diminuir esses índices? Esta
pesquisa se justifica devido aos altos índices de evasão na EJA e por observar
em reuniões e conselhos de classe que isto é algo que está presente na
realidade de uma escola municipal do município de Pinhais-PR. Por isso, a
necessidade de se investigar as possíveis causas da evasão nesta modalidade
e analisá-las. Afim, de se modificar não somente os índices nesta instituição,
mas diretamente a vida deste aluno garantindo lhe por meio de sua
permanência na escola o sucesso escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.title | A evasão na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |