Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Joceli Carla dept_BR
dc.contributor.otherCeccatto, Andréa de Paula, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T16:26:24Z
dc.date.available2019-11-18T16:26:24Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53309
dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O direito à educação é um direito de todos, no entanto nos deparamos com uma sociedade da qual fazem parte diversos jovens e adultos não alfabetizados ou que não concluíram nem mesmo as séries iniciais do ensino fundamental. Ainda sim, muitos destes jovens e adultos retornam as escolas buscando uma realização pessoal ou profissional, por meio dos conhecimentos que o estudo possa lhe proporcionar. Mas, estes alunos da educação de jovens e adultos, em grande quantidade, novamente se evadem da escola. Acreditase que esta evasão se dê por diversos fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e pedagógicos. Desta forma, o presente estudo objetiva identificar as possíveis causas da evasão, e estratégias para garantir a permanência do aluno da Educação de Jovens e Adultos na escola, a partir de um referencial teórico e de análise de dados de uma prática. E parte dos seguintes questionamentos: quais são as principais causas da evasão na EJA? E quais as possíveis ações e estratégias que possam diminuir esses índices? Esta pesquisa se justifica devido aos altos índices de evasão na EJA e por observar em reuniões e conselhos de classe que isto é algo que está presente na realidade de uma escola municipal do município de Pinhais-PR. Por isso, a necessidade de se investigar as possíveis causas da evasão nesta modalidade e analisá-las. Afim, de se modificar não somente os índices nesta instituição, mas diretamente a vida deste aluno garantindo lhe por meio de sua permanência na escola o sucesso escolar.pt_BR
dc.format.extent14 p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleA evasão na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples