Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
Resumo
Resumo : O presente trabalho investiga junto aos estudantes, faixa etária 15 a 70 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – São José dos Pinhais PR, suas expectativas em relação à escola. Fundamentou-se especialmente nas propostas de Freire entre outros autores, que destacam o diálogo que leva à ação que transforma e auxilia a democratizar à educação. Enfatiza a capacidade de construir a leitura de mundo e de zelar pela educação como um bem social. A investigação empírica, por entrevista semiestruturada apontou que os alunos entrevistados manifestam-se preocupados em aprender, em perguntar ao professor, em estar presente às aulas e valorizar a pesquisa para melhorar as deficiências em sala de aula. Ao mesmo tempo em que valorizam a pesquisa, solicitam material didático compatível. Eles reconhecem a escola como opção para melhorar de vida, porém é constante a preocupação familiar enquanto estão na escola e a preocupação com o trabalho, seu perfil é marcado também pela preocupação em promover e estimular a participação e a cooperação entre os colegas na sala de aula. O que se percebe, é que a EJA pela disponibilidade dessa modalidade, permite aos alunos buscar a realização de desenvolvimento profissional e social.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]