dc.contributor.advisor | Lima, Humberto Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.author | Terluk, Célia Canizella | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T14:50:36Z | |
dc.date.available | 2019-11-27T14:50:36Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53111 | |
dc.description | Orientador : Humberto Lima | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : No ambiente escolar, as avaliações são contínuas e indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, por se tratarem de uma verificação dos resultados de ações direcionadas ao cumprimento de objetivos previamente planejados. A diversidade de metodologias e análises utilizadas, no entanto, proporcionam processos avaliativos distintos, embora não excludentes. As avaliações internas e próprias do cotidiano das salas de aula, são diagnósticos e auxiliam os professores na readaptação do ensino de acordo com o acompanhamento dos alunos; estas, e outras modalidades de avaliação interna são essenciais para o desenvolvimento contínuo do trabalho pedagógico, por avaliarem especificamente o domínio de conteúdos curriculares e progresso da aprendizagem no âmbito da sala de aula, um instrumento útil para o desenvolvimento de uma educação mais eficiente e que leva em consideração a heterogeneidade específica aos grupos de alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação : um estudo teórico necessário | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |