O balanced scorecard e a gestão estratégica de uma equipe PMO
Resumo
Resumo : Apresenta o Balanced Scorecard (BSC) enquanto metodologia voltada a gestão estratégica que permite às organizações traduzir a sua missão e estratégia a todos os níveis hierárquicos de maneira tangível e equilibrada, considerando medidas de desempenho financeiras e não financeiras, de modo que se constitui como fonte de informação para a tomada de decisão e um método capaz de auxiliar no processo de avaliação de desempenho de equipes. Utiliza a pesquisa-ação de abordagem qualitativa para atingir o objetivo de propor um método de mensuração do desempenho de uma equipe de PMO em uma empresa de telecomunicações. Identifica a partir do diagnóstico situacional do ambiente três principais lacunas a serem trabalhadas: (1) definição da missão e visão da equipe; (2) comunicação da estratégia e feedback e (3) desempenho. Propõe melhorias ao plano estratégico da equipe a partir da elaboração de um mapa estratégico e de um conjunto de indicadores de desempenho. Conclui que a partir da validação do modelo proposto, a visão da equipe foi ampliada no sentido de compreender como as ações individuais contribuem para o resultado coletivo, e consequentemente o quanto as ações deste impactam os objetivos organizacionais.