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dc.contributor.authorCastanheiro, Fernanda Christina da Silvapt_BR
dc.contributor.otherAraujo, Débora Cristina dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-05-29T14:17:36Z
dc.date.available2019-05-29T14:17:36Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52663
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Débora Cristina de Araujopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho propõe uma reflexão sobre a organização do cotidiano e de estereotipias presentes na prática pedagógica escolar e que atuam de modo contraditório a um ambiente antirracista em uma escola da rede municipal de Curitiba, por meio da análise do fazer docente e a sua repercussão para a Educação das Relações Étnico-Raciais. A presente pesquisa analisou os conflitos de natureza étnica e racial que se fizeram presentes numa abordagem qualitativa através da observação em campo fazendo uso de questionários semiestruturados, respondidos por sessenta e seis pais, professores e alunos, aplicados em um período de três anos distintos (2008, 2010, 2011), quando projetos foram desenvolvidos e aplicados como "alguns caminhos" para a ação pedagógica concernente à Educação das Relações Étnico-Raciais. Com enfoque nas relações raciais no espaço escolar, a pesquisa buscou verificar se ao longo desses anos houve mudanças significativas no modo de ver e influenciar a prática pedagógica no trato com as questões raciais, evidenciando a relevância da formação docente sobre a temática, sob a ótica de uma professora/pesquisadora, e as concepções adotadas em sua prática ao tratar das questões étnicas. Sob diferentes óticas, vários estudos serviram de aporte teórico para sustentar a hipótese de que a formação docente sobre o tema possibilita uma mudança de compreensão dos estudos sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como contribui para a construção da identidade racial da criança negra. Tendo foco especificamente na pessoa da professora e sua ação, a pesquisa se divide em três etapas: a ação pedagógica em salas de aula, a recepção e interpretação por parte do alunado e os discursos produzidos acerca dos resultados produzidos.pt_BR
dc.format.extent59 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Relações humanaspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAlgumas reflexões sobre a complexidade na educação das relações étnico-raciais no cotidiano : análise do fazer docentept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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