dc.contributor.author | Castanheiro, Fernanda Christina da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Araujo, Débora Cristina de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T14:17:36Z | |
dc.date.available | 2019-05-29T14:17:36Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52663 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Débora Cristina de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho propõe uma reflexão sobre a organização do cotidiano e de estereotipias presentes na prática pedagógica escolar e que atuam de modo contraditório a um ambiente antirracista em uma escola da rede municipal de Curitiba, por meio da análise do fazer docente e a sua repercussão para a Educação das Relações Étnico-Raciais. A presente pesquisa analisou os conflitos de natureza étnica e racial que se fizeram presentes numa abordagem qualitativa através da observação em campo fazendo uso de questionários semiestruturados, respondidos por sessenta e seis pais, professores e alunos, aplicados em um período de três anos distintos (2008, 2010, 2011), quando projetos foram desenvolvidos e aplicados como "alguns caminhos" para a ação pedagógica concernente à Educação das Relações Étnico-Raciais. Com enfoque nas relações raciais no espaço escolar, a pesquisa buscou verificar se ao longo desses anos houve mudanças significativas no modo de ver e influenciar a prática pedagógica no trato com as questões raciais, evidenciando a relevância da formação docente sobre a temática, sob a ótica de uma professora/pesquisadora, e as concepções adotadas em sua prática ao tratar das questões étnicas. Sob diferentes óticas, vários estudos serviram de aporte teórico para sustentar a hipótese de que a formação docente sobre o tema possibilita uma mudança de compreensão dos estudos sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como contribui para a construção da identidade racial da criança negra. Tendo foco especificamente na pessoa da professora e sua ação, a pesquisa se divide em três etapas: a ação pedagógica em salas de aula, a recepção e interpretação por parte do alunado e os discursos produzidos acerca dos resultados produzidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Relações humanas | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Algumas reflexões sobre a complexidade na educação das relações étnico-raciais no cotidiano : análise do fazer docente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |