Algumas reflexões sobre a complexidade na educação das relações étnico-raciais no cotidiano : análise do fazer docente
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Data
2015Autor
Castanheiro, Fernanda Christina da Silva
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Resumo : Este trabalho propõe uma reflexão sobre a organização do cotidiano e de estereotipias presentes na prática pedagógica escolar e que atuam de modo contraditório a um ambiente antirracista em uma escola da rede municipal de Curitiba, por meio da análise do fazer docente e a sua repercussão para a Educação das Relações Étnico-Raciais. A presente pesquisa analisou os conflitos de natureza étnica e racial que se fizeram presentes numa abordagem qualitativa através da observação em campo fazendo uso de questionários semiestruturados, respondidos por sessenta e seis pais, professores e alunos, aplicados em um período de três anos distintos (2008, 2010, 2011), quando projetos foram desenvolvidos e aplicados como "alguns caminhos" para a ação pedagógica concernente à Educação das Relações Étnico-Raciais. Com enfoque nas relações raciais no espaço escolar, a pesquisa buscou verificar se ao longo desses anos houve mudanças significativas no modo de ver e influenciar a prática pedagógica no trato com as questões raciais, evidenciando a relevância da formação docente sobre a temática, sob a ótica de uma professora/pesquisadora, e as concepções adotadas em sua prática ao tratar das questões étnicas. Sob diferentes óticas, vários estudos serviram de aporte teórico para sustentar a hipótese de que a formação docente sobre o tema possibilita uma mudança de compreensão dos estudos sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como contribui para a construção da identidade racial da criança negra. Tendo foco especificamente na pessoa da professora e sua ação, a pesquisa se divide em três etapas: a ação pedagógica em salas de aula, a recepção e interpretação por parte do alunado e os discursos produzidos acerca dos resultados produzidos.