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dc.contributor.advisorRocha, Luiz Carlos Paixao dapt_BR
dc.contributor.authorVasconcelos, Clotilde Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-05-29T12:50:26Z
dc.date.available2019-05-29T12:50:26Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52629
dc.descriptionOrientador : Ms. Luiz Carlos Paixão da Rochapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Relações Étnico Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivo principal, com base na Lei 10639/03, desenvolver proposições multidisciplinares para abordagem do tema "cultura afro-brasileira" para os anos finais do Ensino Fundamental nas aulas de História, Português, Artes e Educação Física, promovendo novas experiências, contribuindo para formação cultural e humana do aluno, sabe-se que a memória é fundamental para reflexão do passado e entendimento da nossa condição presente. As manifestações culturais entram aí como um importante nexo na constituição da identidade negra, no seu caráter político e é estratégica na própria construção do sentimento de identificação étnica racial. Estudos recentes sobre o negro e as relações raciais no Brasil comprovam que o racismo e a discriminação restringem a atuação do negro na sociedade brasileira, implicando diretamente na sua baixa autoestima. Faz-se, portanto, necessário buscar meios, ideias, técnicas que auxiliem na construção e reconstrução da história dos afro-brasileiros para fomentar o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas que ampliem o entendimento sobre as relações raciais. Considerando que o esclarecimento sobre a construção histórica das relações sociais, especialmente na educação das crianças e adolescentes é fundamental medida preventiva contra a permanência das estruturas sociais e culturais que dão sustentação a todas as formas de intolerância, xenofobia, discriminação e de racismo, que este trabalho divide-se em três partes distintas: no primeiro capítulo, discorre-se a respeito da implementação da lei 10.639 no currículo escolar. No segundo, será falado sobre o papel das equipes multidisciplinares no cotidiano escolar discutindo as questões étnicas raciais. No terceiro é feita a análise dos questionários entregues aos professores participantes das equipes multidisciplinares. Portanto, este trabalho, destina-se a contribuir nessa orientação, sendo um agente sensibilizador para a superação de barreiras na organização de práticas pedagógicas antirracistas.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAplicação da lei 10639/03 pelas equipes multidisciplinarespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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