Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Sergio Luis dopt_BR
dc.contributor.authorKuhlkamp, Moacir Cesarpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T19:26:12Z
dc.date.available2019-09-26T19:26:12Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52473
dc.descriptionOrientador : Sérgio Luis Nascimentopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho visa facilitar a compreensão do que é o bullying no ambiente escolar e manifestar a sensibilidade na percepção do preconceito e da discriminação expressas nas relações raciais, contribuindo para o respeito à diversidade humana. A proposta parte do compromisso em construir uma educação libertadora que tenha como norte a cidadania, a tolerância e a solidariedade, inserindo nas práticas sociais da escola princípios que se comprometam com estas perspectivas, colocando pais, educadores, gestores e educandos como agentes participantes da ação. A problemática trazida por este ensaio é um dos temas mais preocupantes na atualidade, visto que, o preconceito e o comportamento agressivo entre estudantes são problemas que vêm ganhando proporções assustadoras. Com a preocupação em promover uma educação compromissada com o desenvolvimento do futuro cidadão e aspirando a convivência positiva entre as pessoas, este foi direcionado com pesquisa bibliográfica, visando construir mecanismos que permitem avançar para além dos boatos e noticiários sobre a complexa e contraditória história do negro no Brasil, assim como o cruel legado deixado pelo racismo ao longo dos séculos. Na busca de compreender as relações humanas e apontar as consequências e atitudes a serem tomadas em prol de todos que compõem o universo escolar, o estudo também traz uma reflexão sobre o papel da escola na desconstrução do racismo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work aims to facilitate the understanding of what bullying in the school environment and express sensitivity in the perception of prejudice and discrimination expressed in race relations, contributing to the respect for human diversity. The proposal of the commitment to build a liberating education which has the north citizenship, tolerance and solidarity, entering in the social practices of school principles that are committed to these prospects, placing parents, educators, managers and students as participants in the action agents . The issue brought by this test is one of the most worrying issues nowadays, since prejudice and aggressive behavior among students are problems that have been gaining frightening proportions. Anxious to promote a committed education with the development of future citizens and aspiring to positive relationships between people, this was directed to literature, aiming to build mechanisms to move beyond the rumors and news about the complex and contradictory history of black in Brazil, as well as the cruel legacy of racism over the centuries. In the quest to understand human relations and point out the consequences and actions to be taken on behalf of all who make up the school environment, the study also presents a reflection on the role of schools in the deconstruction of racism.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBullying nas escolaspt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleBullying racial : a cor do preconceito e a discriminação latente nas escolaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples