dc.contributor.author | Reis, Michelle Schiestl da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Fabíola Beatriz Franco de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T12:57:15Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T12:57:15Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52312 | |
dc.description | Orientadora : Fabíola Beatriz Franco Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa: Literatura Afro-Brasileira e a Educação Étnico Racial, teve como objetivo principal investigar se a Literatura AfroBrasileira está sendo usada nas salas de aula para enriquecer e desmitificar muito do que o senso comum nos transmite sobre esse continente tão plural. Assim como: conhecer a cultura Africana, por meio da Literatura e conscientizar a importância de se implementar na escola a Lei 10.639/03, despertando por meio da leitura o senso crítico dos alunos. Mostrando assim como o tema Literatura, Literatura AfroBrasileira e a Educação Étnico Racial formam um parceria para a implementação da Lei 10.639/03, mas será que os professores conhecem ou não a Literatura afro-brasileira e como ela pode auxiliálos no desenvolvimento das atividades com a Educação das Relações Étnico-Raciais assim como na implementação da Lei 10.639/03? Para começar a pesquisa foi delimitado os livros do ano de 2013 – Obras Complementares, livros enviados para a escola por Programas Nacionais que visam difundir a leitura nas escolas Municipais. Em observação constatou-se que que as obras presentes em sala de aula são utilizadas como recursos didáticos e em momentos de leitura por prazer dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This research had as main objective to investigate if the Afro-Brazilian Literature is being used in classrooms to enrich and demystify a lot of what common sense gives us on this continent as plural. As well as: know the African culture through literature and raise awareness of the importance of implementing School Law 10,639/03, by reading the critical sense of the students. Showing how the subject literature, AfroBrazilian Literature and Racial Ethnic education form a partnership for the implementation of the law 10,639/03, but do the teachers know or not Afro-Brazilian literature and how it can assist them in the development of activities with the education of racial-ethnic relations as well as in the implementation of the law 10,639/03? | pt_BR |
dc.format.extent | 33 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Relações etnicas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A literatura afro-brasileira e a educação étnico racial | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |