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dc.contributor.advisorFreitas, Rilton Alves dept_BR
dc.contributor.authorChicanoski, Maryne Cristianne Penzopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.date.accessioned2019-03-14T12:51:18Z
dc.date.available2019-03-14T12:51:18Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52311
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rilton Alves de Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Questões ambientais estão cada dia mais presentes em indústrias e empresas, essa conscientização também precisa ser aplicada em laboratórios de ensino para formação de um cidadão mais consciente, e que tenha como base em sua formação a preocupação com os impactos das atividades no meio ambiente. Este trabalho tem como principal objetivo conscientização, apresentando os riscos ambientais por meio da elaboração de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) conforme NR-09, baseado na percepção de risco.Buscar formas de controle e manipulação de produtos químicos, seu uso e descarte, bem como avaliar as incompatibilidades, padronização de rotulagem pelo Diagrama de Hommel (pictograma), levantamento das Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ’s) dos produtos utilizados visando a facilitação e orientação dos usuários sobre os riscos dos produtos, e por fim buscar metodologias de tratamento e minimização dos resíduos associados a um programa de gestão de riscos químicos (PGRQ). O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Ensino em Físico-Química (LEFQ) da UFPR , reconhecendo e identificando os riscos ambientais que os usuários do laboratório estão expostos, e como orientação pela percepção de risco, quais as possíveis medidas a serem adotadas, com a manipulação de produtos químicos pelo método "COSHH" que avalia de forma qualitativa a exposição. Através desta metodologia, os riscos químicos foram considerados médios, os riscos físicos e ergonômicos pequenos, e riscos mecânicos médios. Os riscos, identificados e descritos foram utilizados na elaboração do Mapa de Risco do LEFQ, conforme orientação da norma regulamentadora NR-09. A proposta de armazenagem e descarte, através dos pictogramas de risco, promoveram de forma visual, pela padronização da rotulagem, a identificação dos riscos químicos, facilitando e evitando acidentes no desenvolvimento das atividades. A redução e minimização de escala propondo volumes menores em experimentos realizados nas práticas do LEFQ, também foi levantada como uma possibilidade para redução de riscos químicos e como ferramenta para uma menor geração de resíduos. Este estudo viabilizoua implementação e continuidade dos programas de PPRA e PGRQ, para o LOEFQ os impactos que suas atividades causam ao meio ambiente, com menores danos ocupacionais aos funcionários e estudantes que frequentam este ambiente de ensino.pt_BR
dc.format.extent68 f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectRiscos ambientaispt_BR
dc.subjectSegurança químicapt_BR
dc.titleDiagnóstico de riscos e resíduos químicos para o Laboratório De Ensino em Físico-Química : proposta de manual de segurança e gerenciamento de resíduos químicospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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