• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As relações étnico - raciais nas músicas de capoeira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CLAUDINEI DA SILVA.pdf (605.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Silva, Claudinei da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objeto de estudo desta pesquisa buscou-se especificar a relação da capoeira com as questões étnico-raciais. Para tanto, objetiva-se descrever a origem da capoeira o seu vocábulo e todo o universo que a envolve e a justifica. Assim, analisou-se 35 músicas de autores desconhecidos, algumas de domínio público e outras ainda de mestres renomados, que contam a história do Brasil desde sua colonização até os dias atuais, evidenciando a presença étnico-racial e a luta e sofrimento do povo negro, foram recortadas algumas estrofes para auxiliar as possibilidades do uso das letras de músicas de capoeira poderem minimizar possíveis dificuldades docentes em abordarem questões étnico-raciais nas escolas de forma interdisciplinar. O estudo realizado concluiu que através do uso das letras de músicas de capoeira é possível conhecer a história do Brasil e reconhecer a contribuição e o valor do negro para o desenvolvimento do país enaltecendo seus criadores e defensores do desporto nacional.
     
    Abstract : The object of study of this research sought to specify the relationship of capoeira with ethno-racial issues. To this end, the objective is to describe the origin of capoeira his word and the universe that surrounds it and justifies it. Thus, we analyzed 35 songs by unknown authors, some in the public domain and still others of renowned masters, that tell the history of Brazil since its colonization to the present day, highlighting the ethnic-racial presence and struggle and suffering of black people were cut a few verses to aid the possibilities of using capoeira lyrics can minimize possible difficulties teachers in addressing ethnic and racial issues in schools in an interdisciplinary way. The study found that through the use of farmyard lyrics can know the history of Brazil and recognize the contribution and value of black for the development of the country extolling its creators and defenders of national sport.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52247
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV