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    Gestão por competências na gestão de pessoas do Instituto Federal do Paraná

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    R - E - LUCIANA CALISARIO DA SILVA PODOLAK.pdf (7.136Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Podolak, Luciana Calisario da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem por objetivo propor um modelo de Gestão por Competências para o setor de RH do Instituto Federal do Paraná, que envolve o processo de seleção de servidores Técnico-Administrativos em Educação, num primeiro momento a proposta destina-se ao cargo de Assistente em Administração, buscando alocar o candidato de acordo com suas competências e conhecimentos na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná. O trabalho iniciou-se a partir de pesquisa documental e análise da política de ingresso no IFPR, da legislação brasileira em relação ao cargo de Assistente em Administração nas Instituições Federais de Ensino, análise das atividades desenvolvidas pelos Assistentes em Administração dentro da PROGEPE, identificação dos fatores que têm influenciado o desenvolvimento de atividades dentro do setor e a situação dos servidores no desenvolvimento de tarefas e também se pesquisou como a análise de currículo e histórico profissional do servidor, atrelada a execução de atividades tende a ser mais produtiva para a instituição em especial no que tange às políticas públicas. Propor mecanismos necessários, para que através da Gestão de Competência, seja possível a análise dos documentos que demonstrem atividades já desenvolvidas pelo indivíduo, tais como, currículo e experiência profissional e que se relacionem diretamente com a natureza e complexidade do cargo. Suprir uma organização com bons profissionais significa, antes de qualquer coisa, identificar as potencialidades de cada um deles, seus comportamentos, seus valores, formação, histórico profissional etc., relacionar as atividades que precisam ser desenvolvidas e alocar as pessoas de acordo com essa identificação. A aplicação da Gestão por Competências permitirá ao IFPR, após a aprovação no concurso público, levantar o perfil comportamental do servidor, conhecer suas experiências anteriores, suas aptidões, sua capacidade de agir de acordo com objetivos, sua identificação com os valores da organização e assim atrelar o desempenho profissional aos conhecimentos, habilidades e atitudes deste novo servidor. No contexto organizacional em questão, a partir da análise de entrevistas semiestruturadas, identificou-se um número significativo de assistentes em administração com potenciais subutilizados, normalmente funcionando como mero executor de atividades e constatou-se que o fator alocação por competência é a possibilidade de identificação com o trabalho que executam ou possam vir a executar. Os principais resultados deste trabalho demonstram que através do modelo de Gestão por Competências, é possível conseguir um melhor desempenho e qualidade de serviço, procurando alocar o servidor em setores de acordo com suas experiências e ainda implantar uma educação permanente, através de treinamentos e desenvolvimento, para o melhor desenvolvimento do trabalho dentro do setor de Gestão de Pessoas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51937
    Collections
    • Gestão pública [368]

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