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dc.contributor.authorPachaly, Maria Aparecida, 1963-pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T17:06:09Z
dc.date.available2021-10-21T17:06:09Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51827
dc.descriptionOrientador : Marta Rehmept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: A metodologia de aprendizado baseado em equipes (Team Based Learning - TBL) apresenta vantagens em relação aos métodos tradicionais de ensino médico. Por este motivo decidimos revisar e em seguida desenvolver um módulo para sua aplicação na disciplina de nefrologia da UFPR no primeiro semestre de 2016. Métodos: Os termos utilizados para a pesquisa bibliográfica foram: "aprendizado baseado em equipes", "team based learning (TBL)", "ensino médico no Brasil" e diretrizes curriculares. O módulo de Equilíbrio Hidro-Eletrolítico e Ácido-Básico foi criado após discussão com os docentes da disciplina de Nefrologia da UFPR. Apenas um docente participa deste módulo. Previamente às aulas é selecionado o material teórico, que é encaminhado aos alunos por via eletrônica. É preparado um teste contendo 5 questões objetivas ou de resposta direta que é aplicado individualmente e depois em grupo, para assegurar o preparo prévio. Estes testes são recolhidos e posteriormente corrigidos pelo professor com os alunos. As dúvidas são resolvidas e então os alunos recebem um caso clínico para aplicarem os conceitos na prática. Resultados: Observamos maior participação dos alunos em classe, com diminuição dos fatores de distração, conversas paralelas e uso de aparelhos eletrônicos desnecessários para a atividade. Os alunos que tiveram desempenho fraco na avaliação individual geralmente tiveram melhora em seus scores no teste do grupo, e raramente ocorreu piora dos scores dos alunos que se saíram bem no teste individual. Conclusão: A experiência até então tem sido positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ferramentas apropriadas de avaliação devem ser validadas para conclusões mais sólidas sobre o aproveitamento pelos alunos.pt_BR
dc.format.extent74 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação medicapt_BR
dc.subjectNefrologia - Educaçãopt_BR
dc.titleAprendizado Baseado em Equipes (Team Based Learning - TBL) : revisão bibliográfica e relato da experiência inicial com módulo TBL na disciplina de Nefrologia - UFPRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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