• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Esportes radicais : uma receita contra as drogas

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - JONES JORGE MACHADO.pdf (885.1Kb)
    Date
    2016
    Author
    Machado, Jones Jorge
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Adolescência
    Drogas
    Esportes radicais
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : As drogas se apresentam como um enfrentamento mundial que está atingindo os jovens de maneira muito precoce. É na fase da adolescência que ocorrem mudanças comportamentais, curiosidades, busca por autonomia e sensações de prazer e euforia, fazendo com que muitas vezes o adolescente para se sentir aceito no meio social e pertencente a um determinado grupo se expõe a fatores de risco, como por exemplo, o consumo de drogas. Objetivou-se apresentar para os alunos do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, no município de Santa Helena – Paraná, esclarecimentos sobre as reações das drogas no organismo e as suas consequências, bem como as implicações perante a justiça e as barreiras enfrentadas por usuários na sociedade, além de mostrar a eles que muitas das sensações de euforia e adrenalina provocadas pelo uso das drogas são passíveis de sentir através da prática de esportes radicais. Os sujeitos desse projeto foram 50 estudantes do período noturno das turmas da 1ª série F e 2ª série E do Ensino Médio. A intervenção foi realizada nos meses de outubro, novembro e dezembrosubdivididos em quatro etapas. Inicialmenterealizou-se a solicitação para o desenvolvimento do projeto de intervenção em conversa com o diretor do colégio e apresentação do projeto aos alunos. Na primeira etapa, ocorreu uma palestra sobre a adolescência e as drogas do ponto de vista legal,ministrada por um promotor de justiça. Na segunda etapa, os alunos assistiram uma palestra sobre os efeitos de várias drogas no corpo humano, realizada por um médico do município. A terceira etapa, um pastor foi convidado para discorrer sobre os obstáculos que uma pessoa viciada enfrenta na sociedade e tambémmostrar como a bíblia está sendo utilizada como referência positiva no processo terapêutico de dependentes químicos. A quarta e última etapa foi a participação dos alunos na prática de esportes radicais. Como resultado, foi possível identificar a necessidade dos alunos em obterem informações sobre as consequências do uso de drogas. Notou-se grande participação dos alunos com perguntas durante as palestras e depoimentos após realização da prática de esportes radicais. Conclui-se que este projeto de intervenção foi de grande valia para os estudantes, uma vez que os mesmos puderam obter conhecimentos sobre os malefícios causados pelas drogas e puderam experimentar uma nova alternativa de vida através dos esportes radicais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51676
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [318]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV