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dc.contributor.authorMachado, Jones Jorgept_BR
dc.contributor.otherPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-25T10:45:47Z
dc.date.available2019-01-25T10:45:47Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51676
dc.descriptionOrientadora : ProfªMsc Magda Nanuck R. Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As drogas se apresentam como um enfrentamento mundial que está atingindo os jovens de maneira muito precoce. É na fase da adolescência que ocorrem mudanças comportamentais, curiosidades, busca por autonomia e sensações de prazer e euforia, fazendo com que muitas vezes o adolescente para se sentir aceito no meio social e pertencente a um determinado grupo se expõe a fatores de risco, como por exemplo, o consumo de drogas. Objetivou-se apresentar para os alunos do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, no município de Santa Helena – Paraná, esclarecimentos sobre as reações das drogas no organismo e as suas consequências, bem como as implicações perante a justiça e as barreiras enfrentadas por usuários na sociedade, além de mostrar a eles que muitas das sensações de euforia e adrenalina provocadas pelo uso das drogas são passíveis de sentir através da prática de esportes radicais. Os sujeitos desse projeto foram 50 estudantes do período noturno das turmas da 1ª série F e 2ª série E do Ensino Médio. A intervenção foi realizada nos meses de outubro, novembro e dezembrosubdivididos em quatro etapas. Inicialmenterealizou-se a solicitação para o desenvolvimento do projeto de intervenção em conversa com o diretor do colégio e apresentação do projeto aos alunos. Na primeira etapa, ocorreu uma palestra sobre a adolescência e as drogas do ponto de vista legal,ministrada por um promotor de justiça. Na segunda etapa, os alunos assistiram uma palestra sobre os efeitos de várias drogas no corpo humano, realizada por um médico do município. A terceira etapa, um pastor foi convidado para discorrer sobre os obstáculos que uma pessoa viciada enfrenta na sociedade e tambémmostrar como a bíblia está sendo utilizada como referência positiva no processo terapêutico de dependentes químicos. A quarta e última etapa foi a participação dos alunos na prática de esportes radicais. Como resultado, foi possível identificar a necessidade dos alunos em obterem informações sobre as consequências do uso de drogas. Notou-se grande participação dos alunos com perguntas durante as palestras e depoimentos após realização da prática de esportes radicais. Conclui-se que este projeto de intervenção foi de grande valia para os estudantes, uma vez que os mesmos puderam obter conhecimentos sobre os malefícios causados pelas drogas e puderam experimentar uma nova alternativa de vida através dos esportes radicais.pt_BR
dc.format.extent24 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectEsportes radicaispt_BR
dc.titleEsportes radicais : uma receita contra as drogaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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