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dc.contributor.advisorGarcia, Alex Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorLara, Silvana Maria dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T18:13:13Z
dc.date.available2019-10-22T18:13:13Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51596
dc.descriptionOrientador : Alex Ferreira Garciapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa relata o trabalho pedagógico desenvolvido por três docentes atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental I de escolas públicas da capital paranaense dentro da disciplina do Ensino Religioso, enfocando o estudo das religiões de matriz africana na escola. Realizou-se uma breve descrição sobre as religiões de Umbanda e Candomblé, pois serem as que têm maior número de adeptos na região de Curitiba. Depois foram analisados os aspectos legais do Ensino religioso escolar garantido pela Lei 9394\96 e também pela Lei 10.639\03 que prevê a obrigatoriedade do ensino da Historia da África nas escolas publicas do Brasil. Foi feito um levantamento de pesquisas nesta área do conhecimento e percebeu-se que as religiões de matriz africana não são contempladas nas aulas de Ensino Religioso ou então são apresentadas de forma errônea, tendendo ao reforço do preconceito já existente na sociedade em geral, fruto de anos de segregação da cultura negra. Por isso, esta pesquisa pretende trazer a inovação de apresentar o trabalho de três professoras que trabalham em escolas publicas e desenvolvem os conteúdos de Ensino Religioso em caráter inter-religioso e não proselitista, o que esta em conformidade com as leis vigentes em nosso país. O universo de pesquisa não foi escolhido ao acaso, uma vez que as profissionais têm seu trabalho reconhecido dentro da Secretaria Municipal de Educação e tem apresentado suas praticas em eventos ligados a esta área do conhecimento. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso, caracterizada como pesquisa exploratória, uma vez que buscou analisar os elementos de cada caso em um mesmo conjunto. Nas considerações finais, percebeu-se a importância da formação inicial e continuada dos docentes tendo em vista a aplicação da Lei 10.639 para garantir que os alunos tenham acesso a elementos da cultura africana e afro-brasileira e também para que o Ensino Religioso aconteça nas escolas de forma efetiva, sem proselitismo e respeitando a diversidade religiosa presente no Brasil e no mundo.pt_BR
dc.description.abstractRésumen : El presente estudio muestra la labor pedagógica desarollada por tres profesores actuantes en los primeros grados de la Enseñanza Fundamental I de escuelas públicas de la capital paranaense, dentro de la disciplina de educación religiosa, centrándose en el estudio de las religiones de origen africana en la escuela. Llevó a cabo una breve descripción de las religiones Umbanda y Candomblé, porque tienen um mayor número de seguidores en la región de Curitiba. Después se analizaron los aspectos jurídicos de la enseñanza religiosa escolar, garantizados por la Ley 9394 \ 96 y también por la Ley 10.639\03 que prevé la obligatoriedad de la enseñaza de la Historia Africana en las escuelas públicas del Brasil. Ha sido hecho un estudio de investigación en este campo del conocimiento y se percibió que las religiones de origen africana no están incluidas en las clases de educación religiosa o se presentan erróneamente, tiendendóse a reforzar los prejuicios existentes en la sociedad en general, fruto de años de la segregación de la cultura negra. Por lo tanto, esta investigación pretende acercar la innovación de presentar el trabajo de tres maestros que trabajan en escuelas públicas y desarrollan el contenido de la educación religiosa de carácter inter-religioso y no proselitista, lo que está de acuerdo con las leyes de nuestro país. El universo de la investigación no fue elegida al azar, ya que los profesionales tienen su trabajo reconocido en La Secretaria Municipal de Educación y han presentado sus prácticas en eventos relacionados con esta área del conocimiento. La metodología utilizada ha sido el enfoque cualitativo y el método fue el estudio de caso, que se caracteriza como trabajo exploratorio, ya que trató de analizar los elementos de cada caso en el mismo conjunto. En las palabras de clausura, se pone claro la importancia de la formación inicial y continua de los docentes mirando la aplicación de la Ley 10.639 para asegurar que los estudiantes tengan acceso a los elementos de la cultura africana y afro-brasileña y también para que la educación religiosa ocurra en las escuelas con eficacia y sin proselitismo y respetando la diversidad religiosa presente en Brasil y en el mundo.pt_BR
dc.format.extent61 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCandomblept_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectReligiões africanaspt_BR
dc.subjectEnsino religioso (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleOriki África : o estudo do Candomblé e da Umbanda no ensino religioso na capital paranaense nos últimos treze anospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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