• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jean Paul Sartre e a liberdade : uma perspectiva didática

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - TERESINHA DA PENHA MOISES.pdf (321.0Kb)
    Date
    2015
    Author
    Moises, Teresinha da Penha
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
    Sartre, Jean-Paul, 1905-1980 - Crítica e interpretação
    Liberdade - Filosofia
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : A liberdade é um tema fundamental intrínseco á condição humana. Os seres humanos estão condenados á esta condição, não podendo escapar dela, a liberdade pesa-lhes como um fardo sobre sua existência. Condenado a tecer a partir da escolha seu próprio arcabouço morai. Escolhe para si mesmo e concomitantemente para toda a humanidade não havendo nada que lhes possa dar amparo. A única certeza que terá é a de viver e conviver com todos os outros humanos, respeitando o diferente e se responsabilizando por suas próprias escolhas. Deste modo, Sartre faz uma reflexão profunda sobre a liberdade humana, desde sua condição de existência até suas consequências diretas sobre a vida do indivíduo. Assim liberdade-responsabilidade são conceitos indissociáveis em Sartre. Justificando inserir o tema a uma proposta didática pedagógica, qual seja a leitura, interpretação e análise pelos alunos do Ensino Médio. Para que possam de posse de tais conceitos refletir sobre valores como liberdade e responsabilidade para embasar sua construção moral. Pretendo oportunizar ainda aos alunos a reflexão sobre o sujeito livre em uma sociedade moderna, dinâmica e em constante transformação cultural, social e econômica. Em síntese, procuro demonstrar que a liberdade humana é um aspecto constitucional da existência de cada indivíduo, estigmatizados por uma liberdade fundante que compromete o humano durante todo seu existir e por essa razão é chamado a assumir com responsabilidade as consequências de todas as escolhas e ações, não podendo delegar ou atribuir a responsabilidades a outros ou a forças misteriosas, é responsáveis pelo que ser e por tudo o que fez dele mesmo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51461
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV