O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão educacional no processo da evasão escolar do ensino técnico no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira
Resumo
Resumo : Este Projeto Técnico procura analisar a Evasão Escolar partindo de duas abordagens diferentes: a primeira, buscando justificativas ou explicações oriundas de fatores externos à escola, e a segunda, a partir de fatores internos. Dentre os fatores externos relacionados à questão da Evasão Escolar são destacados o trabalho, as desigualdades sociais, o próprio aluno e a família. E dentre os fatores internos à escola são destacados a própria escola desmotivadora e não cativante bem como a linguagem e a relação com o professor. Constatou-se que tanto a escola quanto à família, pouco têm feito pelo discente que evade e que abandona o ambiente escolar. Frente à complexidade da questão e dos problemas hoje enfrentados pelas famílias e pela escola pública pesquisada, pouco ou quase nada se pode exigir, tanto por parte dos pais ou responsáveis bem como por parte dos profissionais da escola. Porém, acredita-se que é possível destinar uma sugestão, especificamente à escola pesquisada, que ao permitir a realização deste estudo, possibilitou a visualização de suas potencialidades.
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