dc.contributor.advisor | Miranda, Felipe | pt_BR |
dc.contributor.author | Hey, Rose Meiry de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T13:24:29Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T13:24:29Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51386 | |
dc.description | Orientador: Profº. Felipe Miranda | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A escola pública do Estado do Paraná não comtempla o ensino de filosofia no ensino fundamental. Com a falta de conhecimento da disciplina de filosofia em sua formação. Ao avançarem para o ensino médio, os alunos apresentam dificuldades de entender a linguagem oral (explicação do professor) e da escrita filosófica dos livros didáticos.Com intenção de diminuir esta "falta" de conhecimento e aproximá-los da história da filosofia, usei do livro O Mundo de Sofia que, tem uma narrativa romanceada, que proporciona estimular o aluno apreender a história da filosofia por meio da leitura compartilhada. Nesse processo romanceado, o ensino aprendizagem da filosofia acontece de modo descontraído sem a complexidade dos textos filosóficos que trazem consigo a linguagem da tradição. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Introdução | pt_BR |
dc.title | O mundo de Sofia como recurso didático para introdução à filosofia | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |