Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKauchakje, Samira, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Juvanira Mendes, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Políticapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T18:25:23Z
dc.date.available2021-12-09T18:25:23Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51327
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Dr.ª Samira Kauchakjept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Sociologia Políticapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 40-41pt_BR
dc.description.abstractResumo :Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa descritiva tendo como objeto de análise a educação em Direitos humanos numa perspectiva sociológica. O objetivo do estudos consistiu em demonstrar as possíveis contribuições da Educação em Direitos Humanos na construção da autonomia dos sujeitos que se encontram em situação de fragilização em relação aos acessos aos direitos da pessoas humana e em razão dessa fragilização apresentam vivencias de todo tipo de violação a sua dignidade sem perceber assim violados. Teve como precipitação e requisição de busca desse conhecimento as experiências vividas no chá do cárcere um universo a parte do mundo livre, mas, que por isso mesmo possibilita uma fonte inesgotável de leitura das diferentes trajetórias de vidas com sucessivas experiências de exclusão social até culminar na segregação definitiva compartilhada por amigos e familiares. Tem como metodologia da pesquisa a pesquisa bibliográfica e a observação empírica da realidade desses sujeitos. O Acesso aos resultados da pesquisa que deu Voz ao cárcere e do Fórum de Discussão em Direitos Humanos realizados pela Secretaria de estado da justiça e da Cidadania do Paraná, serviu como subsidio documental para conhecer a realidade e as trajetórias dos sujeitos em sua relação com as redes de proteção, aos acessos às diferentes instâncias que se colocam canais de acesso aos direitos de todos. Dessa análise resultaram diferentes contribuições sobretudos no que se refere à percepção das trajetórias desses excluídos que frequentam o ambiente carcerário. Fica explicito de que a História dos Direitos Humanos é a mesma na Humanidade, a forma como cada grupo social as vivencia é que muda. Alguns as idealizam, mobilizam grandes parcelas da população em busca de sua realização, articulam o movimento para a sua consecução, no entanto, os resultados historicamente não são socializados entre todos os que dele participaram. É nesse aspecto que a Educação em Direitos Humanos emerge como uma possibilidade concreta de instrumentalizar estes sujeitos que ao final são alijados do processo que avança na garantia de direitos, no sentido de que precisam construir sua autonomia em direção à consolidação de sua cidadania ativa na qual os direitos negados passam a consistir em fatores que demandam uma estratégia de vida em termos de busca consciente e não mais alienada pela tutela.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 41 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDireitos humanos na educaçãopt_BR
dc.titleDireitos humanos : entre o passado e o presente uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples