Historia e cultura africana e afro-brasileira na educação infantl (sic)
Resumo
Resumo : O presente estudo, tem por objetivo demonstrar a importância da implantação da lei 10.639/03, que confere à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira maior especificidade no tocante ao ensino de História e Cultura da África e dos afrodescendentes. Por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados em campo pela professora da classe/autora do trabalho, tem por objetivos investigar os obscuros caminhos da formação da inferioridade ideológica do afrodescendente, as formas de resistência em busca de sua emancipação, bem como suas lutas em favor de uma educação de qualidade, voltada demanda plural de nosso país. Também se dispõem a articular, a luz da teoria revisada, a vivência de atividades didáticas em sala de aula com foco na valorização da diversidade. A expectativa referente à efetivação da lei 10.639/03 no cotidiano escolar, cerne do trabalho, concebe a educação infantil enquanto um meio de ruptura das desigualdades raciais no Brasil. Sugere, pois que, o trabalho pedagógico fundamentado em um currículo que contemple a diversidade, dotado de consciência política; vinculado à ação de educadores capacitados para a articulação didática na perspectiva das ações afirmativas só tem a contribuir para o fim das tensões raciais e com supremacia dos conteúdos eurocêntricos, por muito desarticulados com a realidade em sala de aula. Pesquisar o assunto é fundamental para compreender como se dão as relações raciais no interior da escola, visto que este espaço é lócus de relações sociais que estruturam e marcam o processo de socialização da criança. Abstract : This study aims to demonstrate the importance of the implementation of Law 10.639/03, which gives the Guidelines and Bases of Brazilian Education Law greater specificity regarding the teaching of History and Culture of Africa and people of African descent. Through bibliographic research and collection of field data by the teacher of the class/author of this work, aims to investigate the shady paths of formation of ideological inferiority of African descent, the forms of resistance in search of their emancipation and their struggles favor of quality education, focused plural demand of our country. Also I have articulate, the light of the revised theory, the experience of learning activities in the classroom focusing on valuing diversity. The expectation regarding the execution of the Law 10.639/03 in school life, the core of the work, conceived early childhood education as a way to break the racial inequalities in Brazil. Therefore suggests that the pedagogical work based on a curriculum that addresses diversity, endowed with political consciousness; linked to the action of trained educators to didactic articulation in view of affirmative action only has to contribute to the end of racial tensions and supremacy of Eurocentric content, however disjointed with reality in the classroom. Search it is essential to understand how to give race relations within the school, as this space is locus of social relations that structure and mark the child's socialization process.