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    Viabilidade econômica de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Araçatuba, SP

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    R - E - ANA CAROLINA ZENELATO CHAVES.pdf (986.5Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Chaves, Ana Carolina Zenelato
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Adisposição irregular dos resíduos da construção civil (RCC)pode gerar problemas de ordem estética, ambiental, desaúde pública, sobrecarga dos serviços de limpeza pública municipal egrande desperdício econômico. Este trabalho foi realizado no município de Araçatuba, com o objetivo de avaliar a viabilidade econômica de implantação de uma Usina de Reciclagem de RCC no município. Foram realizadas pesquisas para identificar a forma de gerenciamento dos RCC no município e estimar a geração média diária de RCC da Classe A, recicláveis. Para Araçatuba,considerou-se a geração e coleta média de280,00 toneladas por dia de resíduos Classe A. Também foram coletados dados de modo a estimar o preçomédiodos agregados reciclados, cujos valores variaram de R$ 30,00 a R$ 42,00.O estudo de viabilidade foi realizado para uma usina com capacidade de 40 toneladas por hora, trabalhando com 87% de sua capacidade diária. Foi aplicada a metodologia sugerida por Jadovski (2005) para o levantamento dos custos de implantação doprojeto. Os custos dos equipamentos, operacionais e de manutenção também foram estimados. Os valores foram corrigidos pelo IPCA de 2014 até agosto de 2015. Areceita bruta anualobtidapela venda dos produtos acabados (Produto 1)e subproduto metal (Produto 2) foi de R$ 2.454.312,00. A partir dos valores líquidos calculados, gerou-se o fluxo de caixa da Usina de Reciclageme calculou-se o método de análise de investimento utilizando o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) para o período de 10 anos, não se consideroua inflação. Para definir aTaxa Mínima de Atratividade (TMA),adotou-se a taxa real de 4,76%. O resultado foi VPL de R$ 158.831,14 e TIR de 6,29%, demonstrando a viabilidade econômica do projeto. A análise de sensibilidade adotou dois cenários. O Cenário A, sem o investimento inicial em máquina ecaminhão, mantendo-se o restante inalterado, apresentou-se inviável com VPL negativo de R$-1.047.909,74. O Cenário B adotou o aumento dos preços dos produtos, mantendo-se o restante inalterado,e obteve VPL de R$ R$ 1.225.230,11 e TIR de 15,57%, portanto, economicamente viável.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51261
    Collections
    • Economia e meio ambiente [165]

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