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dc.contributor.authorPadilha, Antonio Roberto dos Anjospt_BR
dc.contributor.otherBondaruk, Roberson Luizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Administração Policialpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-08T20:06:40Z
dc.date.available2018-01-08T20:06:40Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/51170
dc.descriptionOrientador: Roberson Luiz Bondarukpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Contabilidade, Curso de Especialização em Administração Policialpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem a finalidade de determinar o perfil do policial militar para a patrulha escolar, haja vista o policiamento existente nas escolas não estar atingindo todo o potencial que se espera. Para chegarmos a uma conclusão, primeiramente descrevemos como se deu a criação do Projeto de Patrulha Escolar, bem como foram descritas as atividades desenvolvidas, seu "modus operandi" e as características da Patrulha Escolar. Foi então feita uma explanação a respeito do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, haja vista sua importância por complementar as atividades de segurança às escolas. Em 2001, a PMPR iniciou o trabalho de implantação da Filosofia e Estratégia de Polícia Comunitária em Curitiba, com objetivos específicos. Já a essência das atividades do Programa Patrulha Escolar Ili vincula-se basicamente à atuação dos PoliciaisMilitares integrantes do Programa com o público alvo. A principal função do Projeto Patrulha Escolar Ili é a prevenção, ficando em segundo plano a repressão a crimes e atos infracionais. A prevenção dar-se-á através da Polícia Comunitária que, pela aproximação na escola,ampliará a segurança, proporcionando esclarecimentos de dúvidas a respeito do trabalho policial e assessoramento à escola quanto à segurança, e ainda a interação com a comunidade escolar e com as autoridades locais. Foram então citadas as cinco etapas do Projeto, sua execução e implementação. Na seqüência do trabalho, foram abordados os critérios básicos de seleção e treinamento para os integrantes das equipes de execução das atividades da Patrulha Escolar, seguido do embasamento legal para a criação e manutenção da Patrulha Escolar. Visto tudo isto, foram então abordados os três níveis de operacionalização normativa do governo para o uso de drogas, bem como os fatores de risco do uso de drogas na adolescência, conforme posição de especialistas. Este último assunto foi abordado com enfoque na experimentação e a manutenção do uso de drogas pelos adolescentes, e os motivos que os levam ao consumo de drogas. Para dar mais consistência ao trabalho, foram realizadas entrevistas com 08 (oito) Diretores de Escolas do município de Cascavel, focando principalmente a conduta do policial-militar que atua no patrulhamento escolar. Foram enviados também questionários para 82 (oitenta e dois) professores de escolas públicas do município de Cascavel, e ainda 400 questionários para alunos de escolas públicas, de idade variando entre 14 e 20 anos, sendo da 8ª série do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio. Com base em todo o material exposto, foram estabelecidas as considerações finais, destacando qual o perfil ideal para os policiais-militares empregados no Patrulhamento Escolar, bem como mecanismos que possibilitem a capacitação dos policiaispt_BR
dc.format.extent46 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleO perfil do policial-militar para a patrulha escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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