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dc.contributor.authorSantos, Vinicius Silva Rodrigues dospt_BR
dc.contributor.otherGouveia, Andréa Barbosa, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-02-05T19:03:54Z
dc.date.available2020-02-05T19:03:54Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50917
dc.descriptionOrientadora : Andréa Barbosa Gouveiapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo geral deste estudo é problematizar as concepções que permeiam o questionário de contexto do professor do Prova Brasil cotejando com a fundamentação teórica a respeito do tema. Para isto o percurso da pesquisa foi: a partir de uma a contextualização dos questionários no âmbito do Prova Brasil, bem como da proposição de um conjunto de constructos acerca das especificidades do trabalho docente a partir do diálogo com a bibliografia especializada que gerou oito categorias e quatro subcategorias: Identidade; Formação Profissional; Condições Materiais; Condições de Trabalho (remuneração e jornada; segurança); Práticas Pedagógicas (língua portuguesa; matemática); Experiência; Gestão Democrática; e Expectativas sobre o sucesso dos alunos e visão sobre as dificuldades de aprendizagem. Depois se seguiu uma análise pormenorizada dos questionários de contexto do Prova Brasil nas edições de 2007, 2009 e 2011. Para aprofundar a análise ainda apresenta-se um panorama do perfil das respostas a partir de cada categoria. Os questionários de contexto tornaram-se mais abrangentes ao longo do período estudado e evidenciam grande potencial de formulação de inferências acerca das características do trabalho docente bem como do perfil dos professores que responderam aos questionários.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The intended of this study was to discuss the concepts that permeate the questionnaire context of teacher into PROVA BRASIL, comparing the theoretical literature on the subject. The course of this research was: first building a contextualization of the questionnaires under the PROVA BRASIL, as well as proposing a set of constructs on the particularities of teaching through dialogue with the professional literature that generated eight categories and four subcategories: Identity; professional education; material conditions; labor conditions (salary and labor hours; safety); pedagogical practices (Portuguese and mathematics); Experience; Democratic school management ; and expectations about students standards and vision about difficult learning. Then followed a detailed analysis of the questionnaires about teachers in the context of PROVA BRASIL’ 2007, 2009 and 2011 editions. To deepen the analysis also presents an overview of the profile of responses from each category. The context questionnaires became more comprehensive over the period studied and showed a great potential for development of inferences about the characteristics of teaching as well as the profile of the teachers who responded to the questionnaires.pt_BR
dc.format.extent90 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleQuestionários de contexto sobre o professor no âmbito do Prova Brasil : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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