Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVeloso, Valdenir Batistapt_BR
dc.contributor.otherJorge, Ceuli Marianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-02-03T19:54:01Z
dc.date.available2020-02-03T19:54:01Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50914
dc.descriptionOrientadora : Céuli Mariano Jorgept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo tem como eixo central discorrer a respeito da constatação histórica de que a educação pública e formal, na história da sociedade brasileira, por uma razão ou por outra, nunca foi de qualidade para todos, ao contrário, ela sempre foi elitista. Pretende-se deixar claro, desta forma, o caráter excludente que permeia a construção da educação e das políticas educacionais na sociedade brasileira, pois se entende que a construção da educação influencia e é influenciado pela construção da sociedade, num processo contínuo, complexo e dialético. Em seguida, explicar como o jovem e o adulto trabalhador estão submetidos a um imaginário social que norteia a sociedade capitalista burguesa que leva à exclusão e à pobreza a maioria da população, a partir de um processo de dominação e exploração capitalista. No final, se constitui a Pedagogia da Inclusão, a partir da análise de alguns aspectos que possam contribuir para orientar o educando trabalhador em como entender esse novo paradigma do trabalho e a sociedade em que vive.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study has as a central discourse about the historical finding that the formal and public education in the history of Brazilian society for one reason or another, never was for all, rather, it has always been elitist. The aim is clear, therefore, that the exclusionary character building education permeates Brazilian society, because we understand that the construction of education influences and is influenced by the building society, in a continuous process, complex and dialectical. Then explain how the young and adult workers are subjected to a social imagination that guides the bourgeois capitalist society leading to exclusion and poverty most of the population, from a process of domination and capitalist exploitation. In the end, constitutes the Pedagogy of Inclusion, from the analysis of some aspects that may help to guide the student worker how to understand this new paradigm of work and society in which he lives.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.titleEducação e trabalho e os caminhos para a emancipação : uma análise da política educacional do PROEJApt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples