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dc.contributor.authorErthal, Regina Mariapt_BR
dc.contributor.otherMiranda, Sônia Maria Guariza de Assumpção, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T17:32:16Z
dc.date.available2020-01-21T17:32:16Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50897
dc.descriptionOrientadora : Sônia G. Mirandapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo aborda as condições de trabalho docente na escola pública buscando discutir questões relativas à compreensão dos professores sobre o seu próprio trabalho, partindo do pressuposto de que a compreensão do trabalho na sociedade capitalista está submetida à lógica da mercadoria e, que a mercantilização do trabalho é a principal causa da alienação humana. Tem como objetivo apreender e compreender as determinações da intensificação do trabalho docente como processo humano concreto, dentre estas formas históricas de produção e reprodução da existência humana. Mais especificamente objetiva-se analisar o trabalho docente inscrito na totalidade do trabalho humano, inserido no modo de produção capitalista. Traz como indagações como os docentes caracterizam as condições do trabalho exercido por eles no interior da escola pública; como a equipe gestora concebe o trabalho docente no interior da escola e, como a mantenedora, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, concebe a natureza do trabalho docente desenvolvido no contexto da escola pública. Deste modo, a intenção, foi estabelecer possíveis e necessárias articulações políticas e educacionais visando abrir o caminho para a reflexão em torno do tema na reprodução do modo de produção capitalista. As investigações deste estudo fundamentaram-se na concepção teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético com aportes de Marx (1974, 1983 e 2008), Vázquez (2011), Kosik (1976), Saviani (1987, 2007, 2009) e Paro (1986), Althusser (1979, 1983, 1999), Politzer (1950), Lefebvre (1991), Masson (2007), Nosella e Buffa (2005). Tais aportes teóricos foram buscados pelo presente estudo para maior compreensão das seguintes categorias de conteúdo: filosofia da práxis, trabalho, trabalho docente, modos de produção, meios de produção, dialética, contradição, alienação, e luta de classes, reprodução dos determinantes político-sociais. Por meio da pesquisa de campo este estudo concluiu que 83% dos respondentes consideram que sua atuação profissional está intensificada e precarizada sendo que o conceito de maisvalia de Marx (1974), pela lógica capitalista, acha-se fortemente marcado no trabalho do professor que se mostra desgastado e fragmentado, destituído da sua capacidade de pensar o fazer, em consequência anulando o sujeito na sua individualidade, pois esta percepção, no sistema capitalista, é desprezada no âmbito do local do trabalho docente.pt_BR
dc.format.extent104 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProfessores - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleAs condições de trabalho docente na escola pública : uma reflexão sobre a compreensão dos professores acerca de seu próprio trabalhopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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