A atividade artística como instrumento de educação popular no Terceiro Setor : um estudo a partir de projetos socioeducativos
Resumo
Resumo : Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a arte como um instrumento de educação popular no Terceiro Setor. Partindo do entendimento da Arte como conhecimento, busca-se analisar o seu papel como forma de conscientização e suas possibilidades no âmbito da educação das classes populares, mais especificamente em projetos socioeducativos gerenciados pelo Terceiro Setor. A partir de uma abordagem qualitativa, propõe-se como instrumentos metodológicos a análise bibliográfica e documental. O trabalho foi organizado em quatro capítulos. O primeiro capítulo com base em autores como Chauí, Coli e Cortella, para contextualizar a Arte, evidenciando suas concepções e sua função social, econômica e educativa. O segundo capítulo fundamentado em autores como Montaño, Fernandes e Peroni versa sobre o conceito e a função social e econômica do Terceiro Setor. O terceiro capítulo está embasado em autores como Brandão, Gohn e Vale, discorrendo sobre o papel dos projetos socioeducativos e da Educação Popular, evidenciando em que medida estes influenciam no contexto atual. No quarto capítulo é apresentada uma análise em relação às práticas artísticas descritas em dois projetos socioeducativos, a fim de responder aos objetivos propostos.