Relação entre escola e comunidade : a participação dos pais no contexto escolar e na formação de seus filhos na escola pública
Date
2014Author
Silva, Miriam Cruz da
Metadata
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Escolas publicasLar e escola
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A presente monografia realizou um denso estudo sobre o Programa Comunidade Escola, desenvolvido pela prefeitura municipal de Curitiba-PR. O programa educacional atende 100 unidades, escolas da Rede Municipal. Com existência desde de 2005, foi lançado na intenção de propor um espaço de integração diferenciado aos familiares e alunos das escolas da rede pública. As instituições de ensino que aderem ao Comunidade Escola abrem suas portas à comunidade, tanto aos sábados, como aos domingos, entre os horários das 09h00 às 17h00. No entanto, o objetivo central desse estudo foi analisar a conflituosa relação entre família e escola, bem como, a participação dos pais na formação dos seus filhos na rede pública de ensino. Para avaliação deste trabalho foram realizadas observações de campo e coleta de dados através de entrevistas, estudos e pesquisas, buscando assim, encontrar as razões pelas quais acontece o processo formador do sujeito. Abstract : This thesis conducted a study on the dense Community School Program, developed by the city government of Curitiba (PR). The educational program serves 100 units, schools of the Municipal Curitiba. In existence since 2005, was released on the intention to propose an integration to different families and students of public schools. Educational institutions that adhere to the Community School opened its doors to the community, both on Saturdays and Sundays, between the hours of 09h00 to 17h00. However, the main objective of this study was to analyze the conflicting relationship between family and school, as well as the participation of the family in the education of their children in public schools. For evaluation of this work was conducted field observations and data collection through interviews, surveys and studies, thus seeking, finding reasons why it happens the formative process of the subject.